sábado, 20 de novembro de 2010

O QUE É O AMOR?


Nesse mundo moderno, cada dia que passa encontramos mais e mais pessoas doentes de....amor. São aqueles que vivem de “achismo”, acho que amo; acho que sou amada; acho que vai melhorar; acho que vai mudar etc.
O maior problema é que essas pessoas não tem a mínima idéia do que é o amor.
Mas o que é realmente o amor, ou, o que não é AMAR – tenho certeza de que muitos de nós sabe mais o que não é amor - alguns poucos se permitem viver relações para as quais estão prontos.
Exemplo: uma moça, muito família, que vive em perfeita harmonia com os pais, irmãos etc., vai se casar com um rapaz que não tem um bom relacionamento com a mãe, vive dizendo que quer sair de casa, acha que vai ser sua salvação, passou por uma infância difícil etc. Pergunto: quem está preparado para casar? Respondo: a moça, porque está em perfeito equilíbrio emocional e sabe exatamente que, deixando essa família feliz, só para viver em outra do mesmo modo...feliz. O rapaz está fugindo daquela vida ruim e, fatalmente, irá repetir todas as suas angústias, erros e temores na nova vida. É a tal da projeção.
Voltemos ao assunto: o que não é amar: é viver em função do outro, viver em uma confusão de pensamentos e sentimentos que tiram o foco, viver triste, com receio da perda, do abandono, da mentira, aceitar migalhas, viver se rastejando, falar o que não sente, conceder indefinidamente, adiar sonhos, encolher, esconder-se, deixar-se morrer, anular-se, fazer sexo porque ele quer, mesmo que eu não sinta nada.
AMOR, por sua vez é um milagre. Embora todos queiramos experimentá-lo, buscamos ou aceitamos parceiros que não têm condições de nos mostrar o caminho. Não sabem nada sobre o amor e o que é amar. Ignoram como é bom ter alguém por perto para compartilhar, ser e estar.
Então, como é viver uma relação onde cada um dá o seu melhor? O amor floresce. Cada um decide no dia-a-dia - escolher a relação. Com é viver dessa forma? Dois inteiros, dois que querem e investem no relacionamento, trocam?
É partilhar, é dizer não e sim na mesma proporção, é escolher o momento certo, é comer algo e ser sincero dizendo eu não gostei, é dizer não estou a fim, é dar somente aquilo que recebe, nem mais e nem menos, porque o amor só fica ao lado daqueles que se valorizam, que nutrem a alma com coisas boas, que cuidam do corpo físico como um templo, um palácio, que respiram fundo e expiram sorrindo, que fecham os olhos para sentir o que é bom, abrindo os olhos da alma, isso é amar.
Existem pessoas que vivem absurdos, nascem para não dar certo. E ainda dizem que não tem sorte no amor, ou tem sorte nos negócios e não na vida sentimental. BOBAGEM de gente mimada que acha que tudo tem que ser do jeito que pensam e querem, que acreditam serem tão insignificantes que só aquela pessoa escrota é capaz de aguentá-la. Não abrem os olhos para ver que existem milhões de pessoas no mundo, prontas para se aproximarem de você assim que a sua energia obscura e fenecina, sórdina, purulenta deixar. É fácil falar que não damos sorte no amor quando trazemos para nossas vidas tudo o que não dá, que não presta, tudo o que não funciona, tudo o que não é amor. Qualquer coisa.
QUALQUER COISA
Pode ser paixão, excitação, autopunição, desejo carnal, desejo animal, burrice. Pode ser qualquer coisa. Mas não AMOR. Essas situações faz do homem ou mulher, reféns do parceiro, infantis, desajustados, desequilibrados, débeis. Essas escolhas nos tornam eternos infelizes, vítimas, nos colocam no chão - abaixo do asfalto, abaixo do aceitável...
O AMOR É INCONDICIONAL... essa coisa que MUITOS vivem, não é verdadeiramente amor... Pode ser controle, dependência, pode ser simplesmente escolha com base em crenças erradas... Aquelas mesmas que trazemos da infância e repetimos na vida adulta. Crenças como "só eu vou poder mudá-lo(a)", "ele(a) me ama, só não sabe", "está acontecendo algo - forças estranhas separam nosso amor", "ele(a) me quer - só não consegue aceitar", etc, etc. ABRA OS OLHOS, NINGUÉM MUDA NINGUÉM a pessoa aceita os seus defeitos e tenta POR SÍ SÓ, fazer algo em SEU BENEFÍCIO E DAQUELA PESSOA COM QUEM ESTÁ ENVOLVIDO.
O pior é achar que tudo isso É NORMAL. Saiba que NÃO É NORMAL. Normal deveria ser o bom. Viver uma relação sem o medo da perda, sem dor, sem sofrimento, sem choro, sem pirações, sem qualquer função que nos tira do nosso foco, nossos sonhos, nossos planos de crescimento e desenvolvimento humano. Se o amor nos afasta da vida comunitária, profissional e do respeito à nossa vida religiosa e acima de tudo à própria pessoa como indivíduo, NÃO É AMOR, É UMA MALDIÇÃO.
NÃO É NORMAL viver querendo morrer... Relações com essa dinâmica viciam. São cheias de EMOÇÃO, DE ALTOS E BAIXOS, DE PAIXÃO, VIDA E MORTE. Atraem por ser SUPER, SOBRENATURAIS, ENIGMÁTICAS... Fazem-nos viver na ilusão fora da realidade, nos esquecer da verdade, do ser, do amor verdadeiro. Enganamo-nos...
Conto um caso que atendi e que ilustra muito bem o que quero dizer. Esse não é o único, tenha certeza.
Uma mulher estava envolvida com um rapaz mais jovem - desempregado, não havia estudado, ciumento, violento, envolvido com outras mulheres, sem escrúpulos, com valores distorcidos, sem qualquer possibilidade de acompanhá-la. Enfim, um estorvo. O mais incrível é ouvi-la dizendo: "MAS EU O AMO!". Aí perguntamos: mas é amor mesmo ou você precisa de um parceiro sexual apenas, precisa de carinho, ou gosta de apanhar, vai ver é isso, não seria novidade. Nada disso, é doença mesmo. E, o mais difícil é dizer ao paciente: "ISSO NÃO É AMOR! É DOENÇA! Busque ajuda.
Como podemos começar o processo de cura? SIMPLES, MAS MUUUUIIIITO SIMPLES, É A COISA MAIS ÓBVIA QUE EXISTE, converse com pessoas que vivem relações saudáveis. Veja como vivem. O que esperam um do outro. Como é seu dia a dia. Nessas relações o que há é RESPEITO, HARMONIA, DEDICAÇÃO, RESPONSABILIDADE. Há um cuidar da relação que os mantém fortes, unidos, íntegros, saudáveis. Um conviver que faz bem. Não tem soluços, não têm idas e vindas, rompimentos e voltas..."
AMOR é diferente do que está vivendo! É tranqüilo no que pode ser, quente no que deve ser...É esse o amor que podemos escolher: sem sobressaltos, sem dor, sem tristeza, um amor leve, livre, solto, um amor que vem para ficar, para uma vida, para o tempo que durar.
Um amor que, sim, terá altos e baixos, conquistas e derrotas. Mas que se sobressai a todos os percalços que a vida um dia traz. Permanece.
Abra a sua mente e deixe que as energias novas encontrem o seu espírito.  Rompa totalmente com a dor e o sofrimento, faça isso IMEDIATAMENTE, sem demora, jogue tudo que é ruim fora, guarde só coisas bonitas, não se apegue à carne, mas à alma, não se ligue ao externo, mas ao interno, raciocine com a cabeça e não com as outras partes do corpo. Quem não respeita não merece respeito e quem se deixa desrespeitar, não merece ser feliz. AINDA HÁ TEMPO PARA MUDAR, É SÓ TER CORAGEM E COMEÇAR.

QUE A LUZ CONSIGA ATRAVESSAR O ESCUDO QUE VOCÊ CRIOU AO SEU REDOR E QUE A AJUDE A MUDAR E A RECEBER A FELICIDADE QUE TE ESPERA.







Nenhum comentário:

Postar um comentário