quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

SABEDORIA JUDAICA


Caminhava com meu pai quando ele se deteve em uma curva e, após um pequeno silêncio, perguntou-me:

– Além do cantar dos pássaros, escutas mais alguma coisa?

Agucei meus ouvidos e, alguns segundos depois, eu lhe respondi:

– Estou escutando o ruído de uma carreta.

É Isso, disse meu pai. É uma carreta vazia.

Perguntei a meu pai:

– Como sabes que é uma carreta vazia, se ainda não a vemos?

Então meu pai respondeu:

– É muito fácil saber quando uma carreta está vazia, por causa do ruído. Quanto
mais esvazia a carreta, maior é o ruído que ela faz.

Tornei-me adulto e até hoje quando vejo uma pessoa falando demasiadamente, interrompendo a conversa de todos, sendo inoportuna ou violenta, presumindo o que tem, sendo prepotente e diminuindo as outras pessoas, tenho a impressão de escutar a voz de meu pai dizendo: "Quanto mais esvazia a carreta, maior é o ruído que ela faz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário